sexta-feira, 25 de março de 2011

AETC faz lançamento do sistema online de recarga com demonstração para estudantes do IFPB


Os estudantes de João Pessoa já possuem uma nova maneira bem mais prática para fazer as recargas de seus cartões de passe estudantil. É que a Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP) lançou, na manhã desta terça-feira (22), no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), no bairro de Jaguaribe, o novo sistema online de recarga disponível para alunos secundaristas e universitários. Na ocasião, foram feitas demonstrações de utilização do sistema diretamente no site, que foram conduzidas pelo Diretor de Tecnologia da Informação da AETC, Eduardo Varandas, e acompanhadas pelo diretor executivo da Associação, Mário Tourinho, além do diretor do campus Joabson Nogueira e do Chefe de Departamento de Tecnologia do IFPB, Jonas Pereira.



A escolha do IFPB para o lançamento do sistema online de recarga da AETC teve um motivo especial já que a instituição disponibiliza aos estudantes, internet wi-fi em todo o campus da instituição, além de oferecer laboratórios e terminais com computadores conectados. “Escolher o IFPB para fazer este lançamento se deve ao meu passado como estudante da instituição. Desde meus tempos de aluno sei que o IFPB sempre esteve em busca de novas tecnologias para oferecer aos estudantes”, disse Mário Tourinho durante sua fala aos alunos que acompanhavam o evento.

De acordo com o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) do IFPB, Carlos Gomes, o sistema online vai atender à necessidade dos alunos do IFPB que possuem internet disponível a qualquer momento na instituição e não precisarão mais enfrentar filas. “Vejo o sistema como uma forma positiva e uma alternativa ao estudante do IFPB que precisava se deslocar aos pontos de recargas espalhados pela cidade. Agora, o estudante pode se dirigir à sede do DCE onde disponibilizamos cinco terminais com internet gratuita e gerar seu boleto”, disse Carlos Gomes, que é estudante do curso superior de administração no IFPB.

Na opinião do estudante do curso de redes de computadores do IFPB, Cristiano Almeida disponibilizar o sistema de recarga pela internet democratiza o processo e se torna mais uma opção aos alunos. “Creio que a internet hoje está popularizada e uma boa parte da população tem acesso ou consegue acessar dos seus trabalhos e escolas”, comemora o estudante.

O diretor geral do Campus da IFPB, Joabson Nogueira, elogiou o processo online disponibilizado pela AETC e afirmou que o sistema irá suprir a necessidade de um posto de recarga na instituição já que o campus não possui espaço para a construção de um posto físico de recarga. “Já que ocupamos 100% do espaço físico do campus a AETC nos deu esta alternativa para facilitar a recarga dos cartões de passe dos estudantes. Isso demonstra a preocupação da entidade com o bem estar dos alunos e o respeito para com o IFPB e com os estudantes de um modo geral”, disse o diretor.

A AETC tem em seu cadastro cerca de 150 mil cartões Passe Legal Estudante, mas, deste universo, aproximadamente, 80 mil fazem recargas regularmente. “A recarga online tem o objetivo de facilitar a vida do aluno e tornar mais fácil o processo de recarga dos cartões”, finaliza Mário.

Como funciona o sistema

Durante o evento de lançamento, Eduardo Varandas explicou o passo a passo de como é feito o processo online de recarga dos cartões Passe Legal. De acordo com as explicações do técnico, cada aluno precisa acessar o site www.passelegal.com.br, preencher o campos com os dados pessoais e digitar o número do cartão de passe estudantil impresso no verso do documento. Terminado o preenchimento, o sistema gera um boleto bancário com validade de 30 dias, que deve ser impresso e pode ser pago em qualquer agência bancária ou casas lotéricas. Vale salientar que a emissão do boleto não implica em custos para o estudante. Para efeito de emissão do boleto, o sistema exige um valor mínimo da recarga de R$ 30,00 e o máximo é de R$ 62,00.

“É importante explicar que os bancos em geral levam até 48h para repassar à informação à AETC de que o boleto foi pago, por isso, é necessário que o aluno se programe para fazer a recarga com o mínimo de três dias antes dos créditos terminarem para continuar usufruindo do desconto de 50% nas passagens dos ônibus sem que haja interrupção”, avisa Eduardo Varandas. Ele destaca que o aluno deve confirmar seu saldo na internet para saber se o crédito já está disponível.

O chefe do Departamento de Tecnologia da Informação do IFPB, Jonas Pereira, aprovou o sistema e comemorou a novidade já que os alunos possuem todas as ferramentas para usufruir do sistema oferecidas, gratuitamente, pela instituição. “Os alunos do IFPB podem gerar o boleto pela internet, imprimir aqui mesmo na Instituição e pagar nos caixas eletrônicos disponíveis no campus para quem tem conta ou mesmo nas casas lotéricas que existem nas proximidades da escola”, disse o diretor.



Fonte:


Mais Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário